As compras da Black Friday explodiram nos últimos anos. E para esse ano, segundo levantamento da Ebit Nielsen, as vendas online através  da Black Friday 2020 devem crescer 27% em comparação com o evento do ano passado.

Aliás, os compradores adoram fazer um bom negócio e esse é um ótimo momento para encontrá-los. Então, o que isso significa para os varejistas de comércio eletrônico e do presencial? Isso significa que você deve começar seu planejamento para a Black Friday 2020 urgentemente.

Quer dizer, você já está atrasado para isso, mas ainda dá pra recuperar o tempo perdido e aproveitar ao máximo esse momento para recuperar as vendas perdidas ao longo desse 2020 atípico. Quer saber como? Confira o artigo a seguir!

Como a pandemia vai mudar a Black Friday 2020?

As vendas sazonais são ótimas para comerciantes. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, são momentos únicos para turbinar as vendas garantir um dinheiro extra no caixa da loja.

Porém, com exceção do Natal que ainda não chegou, todas as demais datas foram prejudicadas pela pandemia do coronavírus. Com uma série de restrições, muitos lojistas tiveram que se reinventar sob pena de terem que fechar suas lojas.

E para a Black Friday 2020 uma das estratégias para aproveitar ao máximo esse momento é transformar essa data além de um único dia: se ainda não começou, saiba que você está atrasado e a ideia é levar essa “comemoração de vendas” até meados de dezembro.

Com isso, você espalha seu público ao longo de vários dias e evita as aglomerações não recomendadas em período de pandemia.

Como dica para se planejar, as ofertas da Black Friday que geralmente são reservadas para compras na loja, devem aparecer online durante o mês todo. Isso permite espalhar seu público, ter melhor programação de estoque e de entrega. Também permite melhor ação focada no dia em sua loja física.

Para esse dia, lembre-se de respeitar as regras de sua cidade em relação aos protocolos de segurança. Uma ação desesperada infringindo as leis pode ter efeito contrário à sua marca e representar prejuízos. Verifique se é necessário seguir questões como capacidade, distanciamento, entre outros. E priorize sempre a segurança de seus colaboradores e de seus clientes, oferecendo máscara e álcool em gel.

Novos hábitos do consumidor

A Black Friday 2020, como já mencionamos, caminha para ser uma das maiores da história. Em partes pelo desejo dos consumidores em realizar compras com valores mais baixos, em partes também por muitas lojas estarem com seus estoques abarrotados diante de um 2020 atípico.

E o que isso significa? Que a concorrência promete ser muito maior!

Então, como lojista, você deve também estar atento aos movimentos da sua concorrência. Ver o que estão fazendo, como já estão anunciando seus produtos e quais preços pretendem praticar. Com isso, você se planeja melhor e passa a ter melhores chances diantes de um novo hábito de consumo de seus clientes.

E esses novos hábitos passam diretamente pela compra online. Você está preparado para isso? Como está sua loja virtual? Está pronta para receber um grande número de clientes? A essas, e muitas outras perguntas, você deve dar também atenção especial para ter o melhor resultado nessa Black Friday 2020.

Checklist para o seu projeto Black Friday 2020

Para garantir o máximo de resultado nessa Black Friday 2020, preparamos um checklist para seu projeto. Então, anote aí:

1. Prepare suas vendas

Crie um esboço para suas vendas futuras, caso ainda não tenha feito isso. Escolha os produtos em que deseja realizar uma liquidação e agende suas datas de início e preços de venda. Dessa forma, quando a venda começar, você terá um plano em prática e não terá problemas no último minuto. 

2. Crie um plano de contingência

Agora é a hora também de pensar nas piores coisas que podem acontecer. E se a transportadora com que você trabalha ficar muito ocupada com as demandas de vendas? Com que rapidez você pode reabastecer o estoque se acabar vendendo antes do esperado?

Não há por que despertar medos infundados, mas você deve se preparar para o pior, por via das dúvidas. Crie planos de contingência sempre que possível enquanto você ainda está na fase de planejamento, para que você não se esforce para solucionar problemas no meio da maior semana de vendas do ano.

3. Teste seu site

Muitas solicitações simultâneas para seu site podem pesar e potencialmente travá-lo. Geralmente, é preciso uma enorme quantidade de tráfego para travá-lo, mas certifique-se de que seu host pode lidar com um pico de tráfego.

4. Converse com seus fornecedores

Sua loja pode lidar com o aumento da demanda? Você está trabalhando com um fornecedor para o seu estoque ou com um fabricante de produtos? Certifique-se de que eles estão preparados para lidar com suas vendas projetadas para a Black Friday 2020.

5. Formule sua campanha

Crie banners e imagens para anunciar suas vendas de fim de ano. Gráficos e visuais deslumbrantes deixarão as pessoas entusiasmadas com as próximas vendas. Esteja você planejando usar banners para promover suas vendas de fim de ano ou alterar a imagem do seu site para as vendas da Black Friday, isso tornará todo o evento de venda festivo e mais emocionante.

6. Promova seus produtos

Os compradores geralmente são mais receptivos aos anúncios durante a temporada da Black Friday. Eles têm compras e encontrar as melhores ofertas no cérebro. O marketing pode desempenhar um papel importante no sucesso das vendas, então não espere para começar a promover.

7. Lembre da sua contabilidade

Agora é hora de verificar como está sua contabilidade também! Você já aderiu à contabilidade digital? Nessa época de vendas acima da média, ela é essencial para garantir que você consiga dar toda a atenção necessária ao seu financeiro, sem perder um segundo sequer.

Com um sistema inovador em sua loja, você agiliza a verificação de seus dados e consegue ter maior controle financeiro. Além disso, toda a tributação estará sendo feita por uma equipe profissional, sem margens para erros.

Aproveite ao máximo essa Black Friday 2020

Como mostramos no nosso artigo, se você ainda não começou sua preparação para a Black Friday 2020, você já está atrasado! Ela será no dia 27 de novembro neste ano, mas nada impede que você start antes suas vendas e as estenda além da data festiva.

O importante é fazer o máximo de bons negócios e recuperar parte daquilo que deixou de vender ao longo de 2020. E não esqueça de dar atenção especial também à sua contabilidade, certo!

Por isso, se ainda não se preparou para a Black Friday 2020 em termos contábeis, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com a Contabilidade Luiz Corrêa e veja como podemos lhe ajudar!