Atrair novos pacientes odontológicos é muito importante para a sobrevivência de sua clínica. Mas também é importante saber como chamar o paciente para o retorno. 

A maioria dos proprietários de consultórios odontológicos está em busca de maneiras de manter suas salas de espera ocupadas, suas cadeiras de tratamento cheias e seus telefones tocando com novos pacientes. Porém, saber como manter os clientes atuais e os chamar adequadamente para o retorno pode garantir um aumento da receita com menos investimento.

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1. Facilite o agendamento de retorno

Um consultório odontológico não é lugar para ser difícil. As pessoas geralmente não estão batendo na sua porta por qualquer motivo, por isso, se seus pacientes têm dificuldade em agendar uma consulta de retorno, eles ficarão chateados antes mesmo de virem ao seu consultório (ou pior, podem desistir e ir em outro lugar). Por isso, o agendamento de retorno, ou mesmo para a primeira consulta, deve ser prático e rápido.

2.Confirme seus compromissos 

Enviar um texto de confirmação, seja por email, SMS ou WhatsApp, é uma maneira fácil não apenas de lembrar alguém sobre seu compromisso, mas também uma oportunidade de mostrar seu apreço por seu cliente. Experimente agradecê-los antes de pedir que confirmem.

3. Tenha um site profissional

Não precisa ser o site mais incrível do mundo, mas ter informações úteis e algumas imagens suas, da equipe ou do consultório pode ajudar muito os novos pacientes a se sentirem confortáveis ​​ao fazer a primeira ligação . 

Além disso, mesmo que seus pacientes atuais tenham entrado em contato com você antes, é provável que eles não tenham o seu número salvo no telefone. Certifique-se de que as informações vitais sobre sua empresa sejam facilmente acessíveis, como: seu número de telefone, endereço, horário de funcionamento e outras informações importantes. Desta forma, você economiza tempo e dinheiro para chamar o paciente para o retorno.

4. Colete todas as informações de contato deles

É importante ter várias fontes de contato atualizadas dos seus pacientes. É uma boa ideia coletar números de telefone primários e secundários e endereços de e-mail de cada paciente para que você sempre possa contatá-los.

5. Treine e eduque continuamente toda a sua equipe

Não adianta se você for o único que se esforça. Como diz o ditado, “É preciso muita gente para reter um paciente”. Faça uma reunião para discutir e obter sugestões da equipe (eles podem ter muitas com base em suas próprias experiências) e, em seguida, coloque lembretes ou avisos para manter todos sempre antenados. No entanto, é importante ter em mente que um mau atendimento em qualquer um dos estágios pode afastar um paciente por muito tempo, talvez para sempre.

6. Seja proativo

Embora raro, ocasionalmente surgem emergências. E embora, como profissionais, não gostemos de transformar nossos problemas nos problemas de nossos pacientes, às vezes esses contratempos afetam os pacientes. Digamos que alguém de sua equipe tenha um pneu furado e chegue uma hora atrasado, o que afeta sua programação do dia inteiro. 

Se possível, ligue para seus primeiros compromissos do dia e veja se eles são flexíveis e gostaria de chegar mais tarde ou reagendar para um horário diferente. Se o seu paciente já estiver no consultório, peça desculpas e diga que a consulta começará um pouco mais tarde do que o esperado. 

A maioria das pessoas é compreensível e razoável se você lhes contar o que está acontecendo e permitir que administrem sua programação de acordo. No entanto, se forem 30 minutos após o horário de início da consulta agendada e um paciente tiver que perguntar na recepção o que está acontecendo, é sinal que há algo muito errado na sua clínica.

7. Memorize um fato sobre cada paciente

Dependendo do tamanho da sua clínica, isso pode ser difícil – mas causará uma grande impressão em todos que passarem por sua porta. Todos querem se sentir especiais e importantes, saber pelo menos uma coisa sobre cada paciente permitirá que você tenha uma conversa personalizada que os faça se sentir valorizados. Além disso, conversar com eles sobre seus interesses pode ajudar a tornar o tempo mais fácil, e você pode aprender uma ou duas coisas.

8. Dê a eles algo de graça

Um princípio da psicologia chamado “Lei da Reciprocidade” pode realmente ajudar na retenção do paciente e ajudar a chamar o paciente para o retorno. Basicamente, se você oferecer algo gratuitamente a alguém, ela naturalmente sentirá que precisa retribuir o favor de alguma forma. Se seus pacientes sentirem que estão recebendo algo de graça, eles sentirão um desejo natural de continuar voltando à sua clínica.

Saiba como chamar o paciente para o retorno

Quando se trata de atendimento odontológico, é tão importante reter os pacientes quanto tentar atrair novos. Na verdade, custa sete vezes menos reter um paciente do que atrair um novo. 

Existem várias estratégias que podem ser executadas para melhorar os esforços de retenção do paciente, como as que listamos acima. Um foco diligente em todos os pequenos detalhes da experiência do cliente cria uma base de sucesso. 

Quando implementados, esses esforços melhoram economicamente suas operações. Por isso, distinguir-se da concorrência significa preparar sua prática para o sucesso a longo prazo, porque eles continuarão voltando até que você dê a eles um motivo para não fazê-lo.

Se gostou de nosso artigo sobre como chamar o paciente para o retorno, que tal aprender mais sobre o controle financeiro da sua clínica odontológica e a importância da sua terceirização? Para isso, confira esse artigo sobre o tema que preparamos para você! Boa leitura!