A palavra promoção, origina-se da palavra latina ‘Promovere’. O significado é “avançar” ou “avançar ou propor uma ideia”. Nesse sentido, uma promoção de vendas tem como objetivo avançar uma ideia ou um novo produto, e por isso ganha cada vez mais destaque no mercado.

Os métodos de promoção de vendas visam capturar o mercado e aumentar o volume de vendas. É um importante instrumento de marketing para lubrificar os esforços de marketing. A promoção de vendas hoje em dia é uma ferramenta necessária para impulsionar as vendas. 

Para falar mais sobre o tema, preparamos o artigo especialmente para você! Confira!

O que é a promoção de vendas?

O objetivo básico da promoção de vendas é estimular a compra imediata de clientes em potencial por meio de incentivos de curto prazo. Esses incentivos são essencialmente temporários e não recorrentes por natureza.

A promoção de vendas inclui técnicas como amostras grátis, prêmios na venda, incentivos de vendas e revendedores, concursos, feiras e exposições, atividades de relações públicas, entre outros. 

As promoções de vendas são aquelas atividades, exceto publicidade e venda pessoal, que estimulam a demanda do mercado por produtos. Ela também é diferente da venda pessoal, que é a persuasão dos clientes pelos vendedores a comprar determinados produtos. 

Normalmente, a promoção de vendas lida com métodos não recorrentes e não rotineiros, em contraste com a venda pessoal ou publicidade. Na verdade, as atividades de promoção de vendas visam complementar e coordenar a venda pessoal e a publicidade.

Por isso, ela inclui atividades de natureza não rotineira para promover vendas. Por exemplo, distribuição de amostras, cupons de desconto, concursos, exposição de mercadorias, feiras e exposições, entre outros. E dessa forma não inclui propaganda, publicidade e venda pessoal.

Quais os objetivos da promoção de vendas?

Para a pergunta, você deve imaginar que é vender mais. E sim, essa é a resposta básica, mas ela vai muito além disso, que listamos abaixo:

Para apresentar novos produtos

Você já ouviu falar sobre distribuição de amostras grátis? Talvez você saiba que muitas empresas distribuem amostras grátis durante o lançamento de novos produtos. Os consumidores após o uso dessas amostras grátis podem desenvolver o gosto e comprar os produtos posteriormente para consumo.

Criar conscientização sobre o Produto

Esse meio é eficaz para expor os clientes aos produtos pela primeira vez e pode servir como componentes promocionais importantes. Para construir a conscientização do produto, as técnicas de promoção de vendas possuem a vantagem de capturar informações do cliente enquanto expõem a promoção.

Criar interesse

Os profissionais de marketing percebem que as promoções de vendas são muito eficazes para criar interesse em um produto. Uma promoção de vendas atraente pode aumentar significativamente o tráfego de clientes para pontos de venda no setor de varejo. Outra maneira de criar interesse é permitir que um cliente experimente um produto (produtos de graça ou de baixo custo).

Estimular a demanda

Isso pode ser feito reduzindo o custo de propriedade para o cliente. Isso ajuda a estimular as vendas. Porque desenvolver a conscientização do produto e convencer o cliente a comprar o produto é importante

Reforçar a marca

Depois de adquirir o produto, principalmente para compra adicional ou para promoção de vendas. Muitas empresas, incluindo companhias aéreas e lojas de varejo, recompensam clientes bons ou preferenciais com promoções especiais (por exemplo, ofertas especiais por e-mail).

Tipos de promoção de vendas

A promoção de vendas pode ser classificada com base no público-alvo principal para o qual a promoção é direcionada. E nesse ponto, há  três tipos de promoção de vendas:

Mercado de consumo direcionado

Possivelmente, os métodos de promoção de vendas mais conhecidos são aqueles que visam atrair o consumidor final. Os consumidores são expostos a promoções de vendas quase todos os dias. Muitos compradores estão condicionados a procurar promoções de vendas antes de tomar decisões de compra.

Mercado de comércio direcionado

Os profissionais de marketing usam promoções de vendas para atingir todos os clientes, incluindo parceiros, em seu canal de distribuição. As promoções comerciais são inicialmente usadas para atrair os membros do canal a comercializar os produtos de um comerciante e, uma vez que os produtos são estocados, os comerciantes utilizam as promoções para fortalecer o relacionamento com o canal.

Direcionado para o mercado B2B

Um pequeno, mas importante, subconjunto de promoções de vendas é direcionado ao mercado business-to-business (B2B). Embora essas promoções possam não ter o glamour associado às promoções de consumo ou comerciais, as promoções B2B são usadas em muitos setores.

Como criar uma promoção de vendas?

Criar uma promoção de vendas em qualquer empresa é um passo importante, mas que requer conhecimento e planejamento prévio. Dessa forma é possível obter melhores resultados com a promoção. Por isso, ao criar sua promoção, siga essas etapas:

Decidindo os objetivos da promoção de vendas

Os objetivos da promoção de vendas derivam de objetivos de promoção mais amplos, que derivam de objetivos de marketing mais básicos para o produto.

Desta forma, o planejador de promoções deve levar em consideração o tipo de mercado, os objetivos da promoção de vendas, as condições competitivas e a relação custo-benefício de cada ferramenta.

Seleção de ferramentas 

As empresas gastam grandes quantias de dinheiro em ferramentas de promoção de negócios e força de vendas para reunir oportunidades de negócios, impressionar e recompensar clientes e motivar a força de vendas a um esforço maior. Eles normalmente desenvolvem orçamentos para ferramentas que permanecem constantes de ano para ano.

Por sua vez, os fabricantes usam uma série de ferramentas profissionais. Tais como: 

  • Para persuadir o atacadista a exibir a marca
  • Para persuadir o varejista ou atacadista a carregar mais do que o valor normal
  • Para induzir os varejistas a promover a marca apresentando reduções de preço
  • Para estimular os varejistas e seus vendedores a promover o produto

Desenvolvendo um programa de promoção de vendas

Ao planejar programas de promoção de vendas, os profissionais de marketing combinam cada vez mais várias mídias em um conceito total de campanha. Ao decidir usar um incentivo específico, os profissionais devem primeiro determinar o tamanho do incentivo.

Em segundo lugar, é necessário estabelecer condições para a participação. Os incentivos podem ser oferecidos a todos ou a grupos selecionados. Terceiro ponto a considerar é sobre a duração da promoção.

Posteriormente, escolher um veículo de distribuição e, na sequência, estabelecer o momento da promoção. Finalmente, o profissional de marketing deve determinar o orçamento total para promoção de vendas.

Implementando, controlando e avaliando o programa

Embora a maioria dos programas de promoção de vendas seja elaborada com base na experiência, podemos determinar se as ferramentas são apropriadas, o tamanho do incentivo ideal e o método de apresentação eficiente.

Nesse sentido, os gestores devem preparar planos de implementação e controle que cubram o lead e o tempo de venda para cada promoção individual. Os custos adicionais, além do custo de uma promoção específica, incluem o risco de que as promoções possam diminuir a fidelidade à marca a longo prazo.

Aplique na sua empresa

Enquanto a propaganda apresenta um motivo para comprar um produto, a promoção de vendas oferece um incentivo de curto prazo para a compra. As promoções de vendas costumam atrair usuários que trocam de marca (aqueles que não são leais a uma marca específica) que buscam principalmente um preço baixo e bom valor. 

Assim, especialmente em mercados onde as marcas são altamente semelhantes, as promoções de vendas podem causar um aumento de vendas de curto prazo, mas pouco ganho permanente na participação de mercado. Porém, ao aliar uma estratégia de marketing, é possível ter ganhos de médio/longo prazo com uma promoção de vendas. 

Desta forma, se você deseja realizar mais vendas em curto prazo, ou apresentar um novo produto no mercado, o uso da promoção de vendas é uma excelente sacada e que pode mudar de patamar sua empresa. 

E aí? Entendeu a importância da promoção de vendas nas empresas? Se gostou do artigo, o compartilhe em suas redes sociais. Temos certeza que esse conteúdo poderá ajudar muitos empreendedores a atingirem novos objetivos no mercado!