Todas as pequenas empresas precisam saber como calcular o lucro para que possam avaliar o seu desempenho. Embora você possa ter começado o seu negócio por paixão pelo seu nicho, todos os proprietários de pequenos negócios precisam ter lucro para ter sucesso.

Mas existem termos diferentes para entender antes de calcular o lucro. E para quem é pequeno empresário nem sempre eles são tão fáceis de entender. E errar nessa hora pode ser um sério problema para o futuro do negócio.

Para que você saiba como calcular o lucro também na sua empresa, confira esse guia rápido que preparamos!

Por que você deve calcular o lucro?

O lucro é um dos principais indicadores de desempenho empresarial. Com muito dinheiro entrando e saindo do seu negócio, nem sempre é claro quanto dinheiro você está ganhando. Ao calcular o lucro em um determinado período de tempo, você pode ficar de olho na saúde do seu empreendimento, seja ele uma micro ou pequena empresa.

Imagine se você estiver fazendo muitas vendas. Você acha que está indo bem, mas na verdade está com dificuldades financeiras. Quando você calcula seu lucro, vê que não está ficando com tanto dinheiro quanto gostaria.

Isso pode levar você a buscar melhorias em outras áreas, como cortar custos de transporte, tornando-o mais eficiente.

Também é útil calcular o lucro se você deseja expandir seus negócios. Quanto mais saudável for seu lucro, mais oportunidades você terá de investir no crescimento.

A diferença entre lucro bruto e lucro líquido

Antes de mostrarmos como calcular o lucro, é importante entender a diferença entre o lucro líquido e o lucro bruto. Isso porque se você calcular um, mas achar que está calculando o outro, terá problemas com seus números e não terá uma imagem precisa do desempenho de seu negócio. 

Aqui está a diferença:

Lucro bruto 

Seu lucro bruto é o total de vendas menos seus custos diretos. Os custos diretos são os custos de fabricação de seu produto ou de venda de seu serviço. Isso inclui os custos de suas matérias-primas, transporte desses materiais e salários dos funcionários.

Lucro líquido 

É quanto você ganhou depois de subtrair suas despesas operacionais de seu lucro bruto, que incluem aluguel, impostos, entre outros.

Existe uma fórmula para calcular o lucro?

Use os cálculos abaixo para calcular o lucro bruto e o lucro líquido:

Lucro bruto = vendas – custo direto das vendas

Lucro líquido = vendas – (custo direto das vendas + despesas operacionais)

Como calcular a margem de lucro

Sua margem de lucro é representada como uma porcentagem, e não como uma figura. A margem de lucro basicamente diz a você o mesmo que os cálculos acima, mas a porcentagem é útil ao comparar seu desempenho com o de outros negócios.

Você pode usar esses cálculos para calcular sua margem de lucro bruto e sua margem de lucro líquido como uma porcentagem:

Margem de lucro bruto = (lucro bruto / vendas) x 100

Margem de lucro líquido = (lucro líquido / vendas) x 100

Lembre-se de que não há necessariamente uma ‘boa’ margem de lucro que você deva ter. Ela dependerá de quais são seus objetivos gerais de negócios.

Além disso, empresas diferentes têm propostas diferentes, o que significa que a comparação pode ser bastante limitante. Ao definir metas de lucro, é bom olhar para empresas semelhantes à sua.

Você também precisa considerar sua margem de lucro juntamente com outras métricas, como fluxo de caixa e volume de negócios para obter uma imagem completa e precisa de seu desempenho.

Como melhorar sua margem de lucro

Existem várias maneiras de aumentar sua lucratividade. O caminho que você seguirá dependerá das especificidades do seu negócio, mas você pode observar:

Redução de custos 

Muitas empresas optam por usar esse método. Você está fazendo os melhores negócios possíveis com as concessionárias de serviços públicos (telefone, água, luz, internet) e seu banco? Quando foi a última vez que você negociou tarifas com seus fornecedores?

Aumentar a rotatividade 

Uma das maneiras de fazer isso é se concentrar nos clientes existentes e fazer vendas incrementais ou cruzadas de produtos e serviços

Aumentando a produtividade 

Há algum processo que você sabe que pode melhorar? Talvez o uso de ferramentas de gerenciamento de projeto e tempo aumente a sua própria produtividade (e a de seus funcionários), permitindo que você faça mais em um espaço de tempo mais curto

Tenha apoio profissional

Como você viu, saber como calcular o lucro da sua empresa, seja ela pequena ou micro, é vital para garantir o futuro do seu negócio. E errar aqui pode ser um grande problema.

Para garantir que tudo está correndo perfeitamente, o ideal é contar sempre com o apoio de um contador. Eles saberão identificar mais rapidamente seus lucros bruto e líquido, e formas de maximizar seus ganhos.

Aqui na Contabilidade Luiz Corrêa temos um time de consultores que pode ajudar você a calcular o lucro, e ainda otimizar seus ganhos. Para isso, entre em contato agora mesmo com nosso time e veja que podemos fazer isso e muito mais pelo seu negócio!