Se você tem o desejo de ter seu próprio negócio, mas acha que precisará de sócios para isso, saiba que está enganado. Atualmente, saber como abrir uma empresa Eireli pode tornar esse seu sonho mais próximo.

Assim como o MEI, o Eireli é um modelo que dispensa a figura de sócios, facilitando a abertura de novas empresas. Porém, ela tem mais vantagens se comparado ao modelo do microempreendedor individual, como maior possibilidade de faturamento, por exemplo.

Para saber como abrir uma empresa Eireli, confira agora mesmo o artigo que preparamos para você!

Afinal, o que é uma Eireli?

A sigla Eireli significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. É um novo modelo de negócios criado em 2011, com a promulgação da Lei nº 12.441 de 11 de julho de 2011, e que tinha como objetivo legalizar empresas com sociedade limitada. Ou seja, neste modelo o empresário pode abrir sua empresa sem a necessidade de sócios, facilitando a realização do seu sonho.

Até então, para se ter uma empresa, era necessário ter um sócio, que em grande maioria das vezes era meramente fictício, apenas para cumprir a legislação. Com a criação do Eireli, isso deixou de ser necessário de desburocratizou a abertura de novos negócios.

Entre as vantagens da Eireli estão:

Patrimônio

O exercício da atividade empresarial é feita por apenas uma pessoa, e com responsabilidade limitada. Desta forma, não há o comprometimento do patrimônio pessoal, ou seja, caso a empresa contraia dívidas, apenas o patrimônio social do empreendimento será usado para o pagamento.

Desburocratização

Como já mencionado, a criação do Eireli facilitou a vida de pessoas que desejavam ter seu próprio negócio, mas não queriam ter sócios. Isso permitiu a redução da informalidade, com a regularização da situação do empresário individual, que exercia a atividade à margem da lei.

Mais liberdade

A escolha pelo modelo Eireli também dá ao empresário liberdade de escolher o modelo de tributação que melhor adapte a sua atividade ao porte da empresa. Desta forma, ele pode optar inclusive pelo Simples Nacional, que está entre os mais atrativos para pequenas e médias empresas.

Sem limites

Enquanto Eireli, o empresário não tem nenhum tipo de limite de faturamento.

Como abrir uma empresa Eireli

O formato Eireli é permitido para os mais variados tipos de atividade econômica, seja na área de serviços, comércio, indústria ou rural. Quem também já tem uma empresa como Sociedade Limitada pode transformá-la em Eireli, sem a necessidade de fechar o contrato. 

Porém, é necessário que um dos sócios seja o responsável e que as regras, tais como valor do capital social, alteração do nome e modificação dos documentos para formato de ato constitutivo, sejam seguidos.

Para abrir sua empresa Eireli, você deve seguir os seguintes passos:

Opção

Antes de aderir ao modelo Eireli, é importante você verificar se esta é, de fato, a melhor opção para sua empresa. Neste momento, é importante você buscar orientações com seu contador

Ela é uma boa opção para quem está impedido de se formalizar como MEI (Micro Empreendedor Individual). 

Regime tributário

Enquanto Eireli, você pode optar por qualquer um dos regimes tributários, como Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, que vai variar de acordo com o porte e atividade da empresa. 

Porém, novamente é bom contar com a orientação de um contador neste momento, que indicará qual o mais vantajoso para sua empresa. Ele irá elaborar um planejamento tributário, que visa pagar a menor quantidade de impostos, de forma legal.

Contrato social

O próximo passo que você deve seguir ao abrir empresa Eireli é elaborar o contrato social, que deverá ser registrado na Junta Comercial. Esse documento, chamado de Ato Constitutivo, também requer o apoio de um contador para sua elaboração.

Ele deverá conter todas as informações, como nome da empresa, atividade, endereço, capital investido, regras de gestão, entre várias outras para ter validade e segurança jurídica.

Formalização com CNPJ

Um passo importante é a inscrição do CNPJ, que é feito juntamente com o Ato Constitutivo. Ele deve ser registrado junto à Jucesc e é o equivalente à certidão de nascimento de empresa. 

A inscrição pode ser feita de forma online no site da Jucesc e a liberação do número do CNPJ  acontece entre 3 a 4 dias, juntamente com o ato constitutivo devidamente registrado na Jucesc.

Neste momento, o nome da empresa deverá constar obrigatoriamente com a inscrição Eireli. 

Licenças e autorizações

Formalizada a empresa como Eireli, o empresário deverá buscar todas as licenças e autorizações para funcionamento, que variam de acordo com atividade econômica. Também é necessário fazer as inscrições em outros órgãos, como Secretaria de Fazenda do Estado (inscrição estadual e ICMS) e a Prefeitura (para concessão do alvará de funcionamento e demais autorizações, que também variam conforme a atividade da empresa).

Conte com um contador especializado

Como você viu, abrir uma empresa no modelo Eireli não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer atenção, dedicação e conhecimento. Desta forma, qualquer erro no processo é descartado e o empresário poderá ter toda a segurança necessária em seu empreendimento.

Para evitar tais erros, é importante contar com o apoio de um escritório de contabilidade com conhecimento na abertura de empresas. Aqui na Contabilidade Luiz Corrêa temos um time de consultores que poderá lhe auxiliar com todo o processo para abrir empresa Eireli, com segurança, agilidade e comprometimento.

Então, agora que você já sabe como abrir uma empresa Eireli, entre em contato agora mesmo com nosso time de consultores. Estamos prontos para lhe ajudar a realizar este sonho!