Do que adianta ter boas estratégias de venda se os custos do seu negócio só aumentam? Pois operar uma redução de custos na empresa é fundamental, independente se o cenário é de crise econômica ou não. 

Isso porque essa medida pode ajudar a preservar recursos, equilibrar as contas e aumentar a competitividade da empresa no mercado.

Mas a redução deve ser planejada para que não comprometa a qualidade de serviços e produtos e tragam problemas depois.

Para te auxiliar, neste artigo vamos esclarecer dúvidas sobre redução de custos. Aqui você poderá encontrar:

  • O que são custos?
  • Por que reduzir os custos da empresa importante?
  • 5 formas de redução de custos da empresa

Vamos lá? Acompanhe a leitura!

O que são custos?

Primeiro, é preciso entender a diferença entre custos e despesas.

As despesas são os bens e serviços consumidos de forma direta ou indireta para a obtenção de receitas (ex: salários da administração, impostos, aluguel, etc).

Já os custos são todos os gastos envolvidos na produção dos bens e serviços da empresa (ex: matéria-prima, salários dos trabalhadores, produtos comprados para revenda, etc).

Os custos se dividem ainda em custos fixos (não dependem da quantidade produzida) e custos variáveis (oscilam conforme a produção). 

Por que reduzir os custos da empresa é importante?

Não é novidade que o crescimento de uma empresa depende de quanto ela arrecada e gasta, certo? 

Imagine um negócio que está com as vendas lá em cima. À primeira vista, parece estar lucrando muito. Mas aí esse dinheiro acaba sendo aplicado sem planejamento: o descontrole é tanto que os recursos acabam não cobrindo os custos. 

Podemos tirar desse exemplo que, independente de uma empresa estar vendendo bem, se os custos ultrapassam os valores arrecadados, será difícil crescer no mercado, pois há um desequilíbrio evidente.

Por essa razão, reduzir custos é muito importante para que a empresa consiga equilibrar as contas e preservar recursos para gastar de forma inteligente como:

  • em momentos de crise, para manter o funcionamento das atividades;
  • inovação de produtos e serviços;
  • investimentos para aumentar a competitividade no mercado;

Mas, como falamos não basta fazer uma redução de custos na empresa sem critérios. É preciso de um bom planejamento para que o corte não prejudique a qualidade.

Nesse sentido, pergunte-se:

  • Quais são os custos do meu empreendimento?
  • Qual serão os efeitos dessa redução sobre as atividades? Pode trazer resultados negativos ou positivos?
  • Quais áreas da empresa podem ser afetadas com a redução de custos?

Então, antes de tomar essa medida, é essencial que os gestores conheçam os custos do negócio e suas classificações (fixos e variáveis) para que a redução de custos ocorra da melhor forma possível. 

No próximo tópico, você poderá acompanhar alguns exemplos de como reduzir custos na empresa.

5 formas de redução de custos na empresa

1- Automatize processos

Algumas atividades podem ser muito demoradas e custar caro justamente por isso. Nesse sentido, automatizar tarefas é de grande ajuda para reduzir custos.

Quando você automatiza atividades que antes eram manuais, a empresa ganha com eficiência, otimização de tempo e recursos. 

Aí você pergunta “como isso é possível?”: pense que quanto mais eficiente for o desenvolvimento da atividade x, menos o negócio gasta com luz e horas extras. 

Fora que além da redução de custos, utilizar a tecnologia contribui também para uma maior organização dos processos. Dessa forma, tudo se torna mais simples, prático e dinâmico.

2- Crie metas de redução de custos

Outra forma de trabalhar para uma redução de custos é estabelecer metas mensuráveis e realizáveis.

Por exemplo, você analisa a conta de luz e constata que ela só está aumentando. Dessa forma, dá para colocar como meta “reduzir a luz de 1500 para 1250 no prazo de 2 meses” e tomar medidas como a instalação de sensores de presença.

Os funcionários estão gastando muito telefone ou cometendo muitas falhas? Então incentive eles a utilizar formas gratuitas de comunicação como o WhatsApp e faça treinamentos.

O importante aqui é que o estabelecimento de metas e estratégias de redução de custos se torne uma prática cotidiana para que a empresa se mantenha em equilíbrio.

3- Avalie seu estoque

Outra forma de reduzir custos da empresa é avaliar o estoque e determinar quais produtos estão com estoque imobilizado para diminuir sua produção.

Você deve saber o quanto um estoque parado pode trazer perdas financeiras, daí a importância de tomar uma atitude. 

4-Saiba renegociar com fornecedores 

Você já parou para pensar se os seus fornecedores são a melhor opção para a empresa nesse momento, em termos de preço e prazo? Pois é fundamental buscar as melhores condições para o negócio!

Uma renegociação, por exemplo, pode contribuir para a diminuição dos custos. Mas para estar preparado, é preciso estar sempre de olho nos preços praticados pela concorrência. 

Em caso da conversa entre as partes não trazer nenhum acordo, é recomendado considerar a troca de fornecedor. 

Só fique atento para garantir que você está adquirindo produtos da mesma qualidade e que essa mudança não irá prejudicar outras áreas da empresa, ok?

5- Considere a terceirização

A terceirização é uma medida para os negócios que almejam economizar com a contratação de pessoal, ou que estejam querendo reduzir custos fixos.

Quando se terceiriza uma parte da atividade produtiva da empresa, é possível ocupar um espaço menor internamente, o que ajuda a reduzir custos com aluguel, por exemplo. 

Pense que ter um departamento de marketing ou financeiro pode custar muito mais caro do que se contratasse uma agência ou um escritório de contabilidade para fazer o serviço. 

Já que, além das tarefas diárias, há custos extras para o desenvolvimento das mesmas (energia elétrica,telefonia e internet, etc).

Terceirizando essas atividades, a empresa economiza recursos e pode ter um custo-benefício mais atrativo.

Vimos que a redução de custos na empresa é uma medida que não deve ser adotada somente em momentos de emergência, mas sempre que possível para manter o equilíbrio financeiro e aumentar a competitividade no mercado.

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Até a próxima!